quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

«SAINTE-MARIE»


Este pequeno arrastão com casco de aço foi o segundo navio do seu género (pesqueiro a vapor) a ser realizado em França. Foi construído pelos Chantiers de Normandie, de Grand Quevilly (perto de Rouen), no ano de 1895. O seu comanditário e primeiro armador foi a sociedade de pesca Auguste Gelée de Dieppe, que se serviu dele para intensificar a sua actividade ao largo da costa normanda. O «Sainte-Marie», que tinha 2 mastros e usava 4 velas latinas como elementos propulsivos alternativos ou complementares, tinha uma arqueação bruta de 109 tonéis e media 27 metros de comprimento por 5,95 metros de boca. A sua motorização era composta por 1 máquina a vapor Pilon de 220 cv e por 1 caldeira; sendo, também, estes artefactos de fabrico local, já que concebidos e elaborados, respectivamente, por Établissements Augustin Lemarchand e Renaud et Compagnie & Bompain, duas unidades industriais de Rouen. A velocidade do «Sainte-Marie» rondava os 10 nós. A sua chegada a Dieppe provocou um enorme alvoroço popular e atraiu a esse activo porto da agora denominada Alta Normandia muitos jornalistas; que ali vieram admirar (para depois divulgarem através dos seus jornais) esse pesqueiro de técnica inovadora, que oferecia aos trabalhadores do mar mais conforto e mais segurança. O «Sainte-Marie» manteve-se na sua actividade piscatória até 1909, ano em que foi vendido em Rouen e transformado em rebocador. No ano seguinte mudou, uma vez mais, de proprietário, passando a usar as cores da sociedade Battelerie Rouennaise; que o colocou (enquanto unidade polivalente) em serviço no porto de Rouen, onde operou até 1944. Nesse mesmo ano, o «Sainte-Marie» foi afundado no Havre, em circunstâncias que não conseguimos apurar. A sua carreira durara cerca de meio século. Curiosidade : esta pequena embarcação foi a segunda realizada pelos Chantiers de Normandie, estaleiro naval quase secular, já que fundado em 1893 e extinto no ano de 1987.

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