terça-feira, 15 de maio de 2012

«LIBERTÉ»



Este paquete foi construído em 1928 nos estaleiros Blohn und Voss, de Hamburgo, para a frota da companhia Norddeutscher Lloyd, que lhe deu o seu primitivo nome de «Europa». Um incidente ocorrido aquando dos acabamentos (um incêndio, que, para ser extinto, requereu a utilização de grandes quantidades de água), fê-lo afundar-se. Reemergido, o navio sofreu um atraso de 10 meses, acabando por realizar a sua primeira viagem transatlântica só em Março de 1930, no trajecto Bremerhaven-Cherbourg-Plymouth-Nova Iorque. Essa viagem, realizada em 4 dias, 17 horas e 6 minutos (à velocidade média de 27,91 nós) valeu-lhe a conquista da famosa ‘flâmula azul’, que, ao tempo, pertencia ao seu gémeo «Bremen». Em 1933, o «Europa» foi equipado com uma catapulta a vapor capaz de impulsionar um hidroavião postal. Melhoramento que lhe foi retirado em 1936. Com a eclosão da 2ª Guerra Mundial, o «Europa» deixou (por óbvias razões) de navegar e passou a servir como caserna flutuante no porto de Bremerhaven. Parece que Hitler e o estado-maior da ‘Kriegsmarine’ ainda estudaram a hipótese de o transformar em porta-aviões, projecto que se gorou. Capturado pelas tropas dos Estados Unidos, que haviam ajudado à conquista da Alemanha nazi, o navio passou a navegar com a bandeira norte-americana, servindo (até Março de 1946) no repatriamento de militares. Usou, nessa altura, o designativo de «AP 177». Ainda nesse primeiro ano de paz, o navio foi entregue à França, como compensação pela perda do paquete «Normandie», que se afundara no porto de Nova Iorque em circunstâncias obscuras. Depois de grandes trabalhos realizados nos estaleiros do Havre, o navio passou a hastear bandeira francesa e a usar o seu novo nome de «Liberté». Integrado (após mais um grave acidente, no qual também esteve implicado o paquete «Paris») na frota da Transat -a célebre Compagnie Générale Transatlantique- o navio estagiou nos estaleiros de Saint Nazaire, antes de voltar às linhas transatlânticas; onde foi um digno rival dos famosos «Queen Mary» e «Queen Elizabeth», da Cunard. Realizou a sua derradeira viagem entre a América do norte e a Europa em Novembro de 1962, sendo substituído (em Fevereiro de 1962), na frota do seu armador, pelo prestigioso «France». O «Liberté» foi desmantelado em La Spezia (Itália), depois de -com a bandeira francesa- ter efectuado umas 200 viagens, de ter transportado mais de 400 000 passageiros e de ter percorrido mais de 1 300 000 milhas náuticas. Características básicas :  51 840 toneladas de arqueação bruta; 270,70 metros de comprimento; 31 metros de boca; potência das máquinas : 105 000 cv; velocidade de cruzeiro : 24,5 nós.

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