quinta-feira, 10 de maio de 2012

«THESSALUS»



‘Clipper' de 1 865 toneladas construído, em 1874, nos estaleiros da casa Barclay, Curle & Cº (de Glásgua), para o armador escocês A. & J. Carmichael, de Grenock, proprietário da reputada ‘Golden Fleece Line’. Destinado à carga geral, este navio esteve implicado no comércio da lã, da juta, dos cereais, da madeira, dos cavalos, etc. Era um navio de três mastros (galera) com casco de aço, bastante veloz, que media 82 metros de comprimento fora a fora por 12,50 metros de boca. A sua mais memorável viagem aconteceu em 1888, quando bateu um recorde de velocidade entre os portos de Portland (Oregon, E.U.A.) e de Queenstown (Ilha do Sul, Nova Zelândia), distância que o «Thessalus» (carregado de cereal) percorreu em apenas 98 dias de navegação. Durante esse longo trajecto, o veleiro chegou a cobrir mais de 300 km por dia e a aguentar uma velocidade mediana de 10,1 nós. O «Thessalus» foi vendido em 1898 a um armador sueco que o utlilizou no comércio entre o seu país e a longínqua Austrália. Em 1909, após 35 anos de bons serviços, este ‘clipper’ foi considerado obsoleto e desmantelado em lugar que ignoramos.

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