segunda-feira, 2 de julho de 2012

«BLUE MARLIN»



Navio semi-submersível, cujo primeiro proprietário foi a sociedade norueguesa Offshore Heavy Transport, com sede em Oslo. O «Blue Marlin» foi construído em Taiwan, pelos estaleiros da China Shipbuildind Corporation, a laborar em Kaohsiung, que o concluíram no ano 2000. E vendido em Julho de 2001 à companhia Dockwise Shipping of the Netherlands, que o adquiriu ao mesmo tempo que o «Black Marlin», irmão gémeo do navio em apreço. O «Blue Marlin» (‘Espadarte Azul’) mede 224,80 metros de comprimento por 63,10 metros de boca e a sua plataforma de carga disponibiliza 11 227 m2; superfície que lhe permite assegurar o transporte de objectos de tamanho e forma excepcionais. A armada norte-americana -que é um dos bons clientes do armador deste navio- já recorreu ao «Blue Marlin» para levar para os E.U.A. o ‘destroyer’ «Cole», seriamente danificado no porto de Aden (Iémene) por um atentado terrorista da Al-Qaeda. E também o utilizou para transferir uma gigantesca estação-radar do Texas para Adak (Alasca), com passagem pelo cabo Horn e pela base de Pearl Harbor. Outra espectacular operação protagonizada por este navio com características assombrosas foi o transporte de uma plataforma de prospecção petrolífera pesando 60 000 toneladas. As ‘performances’ do «Blue Marlin» já fizeram dele uma vedeta de televisão, visto o navio ter sido alvo de documentários realizados para a programação dos reputados Discovery Channel e Canal História. Este navio, que é uma maravilha tecnológica, pode navegar à velocidade de cruzeiro de 14,5 nós e receber a bordo 60 pessoas (geralmente técnicos) em 36 camarotes. Apesar de ser um navio de trabalho, o «Blue Marlin» oferece à sua tripulação e eventuais passageiros um serviço de restauração, um ginásio, uma piscina, sauna e outros mimos.

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