sexta-feira, 20 de julho de 2012

«MAHMUDIYE»



Este vaso de guerra turco foi construído, no ano de 1829, no arsenal Tersane-i Amire, de Constantinopla (a actual cidade de Istambul). Navio de linha com 128 canhões –artilharia distribuída por três cobertas- o «Mahmudiye» foi navio-almirante da frota otomana e considerado, durante anos, como o mais poderoso navio militar do seu tempo. A sua guarnição era composta por 1 280 marinheiros e soldados. A sua realização foi decidida logo após o desaire de Navarino, batalha que as forças do império turco perderam contra a coligação anglo-franco-russa e durante a qual viram destruídos cerca de 60 dos seus navios. O «Mahmudiye» surgiu, assim, como uma resposta prática àqueles que, precipitadamente, haviam garantido o fim da influência da Turquia (do sultão Mahmud II) no Mediterrâneo oriental. Este poderoso navio –que media 76,15 metros de comprimento por 21,22 metros de boca- foi desenhado e realizado por duas grandes figuras da construção naval turca do século XIX : o arquitecto naval Mehmet Kalfa e o engenheiro naval Mehemet Efendi. Por volta de 1840, surgiu a hipótese de dotar o «Mahmudiye» com uma máquina a vapor. Depois do indispensável estudo da situação, os técnicos chegaram à conclusão de que as características do navio não permitiram disponibilizar o espaço necessário para dar execução a essa modernização. Este navio turco participou activamente nos combates da Guerra da Crimeia (1854-1856), nomeadamente no cerco de Sebastopol. O «Mahmudiye», assim como todas as outras unidades da frota otomana, encontravam-se, então, sob a chefia suprema do almirante Kayserili Ahmet Pacha. Este soberbo navio de três mastros foi desclassificado em 1874 e desmantelado no estaleiro imperial onde, havia 45 anos, fora construído.

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