sábado, 22 de setembro de 2012

«LAUREL BRANCH»



Este navio de propulsão mista (vapor/vela) foi construído, em 1893, pelos estaleiros Bartram, Haswell & Cº, de Sunderland, G.B., para a companhia de navegação Nautilus Steam Shipping-Ritson Lines. O «Laurel Branch» (‘Ramo de Loureiro’) tinha casco de aço, 2 mastros e media 100 metros de comprimento por 13 metros de boca e o seu calado cotava 5,90 metros. Estava equipado com uma máquina de tripla expansão, que desenvolvia 287 nhp e que lhe permitia vogar à velocidade de cruzeiro de 10 nós; ou ligeiramente mais com as velas erguidas e vento favorável. Incluído na frota da conhecida Branch Line, sedeada em Sunderland, este navio de bandeira britânica, com 3 308 toneladas de arqueação bruta, foi afectado à carreira da América do sul, servindo portos do Chile, do Peru, do Equador; para onde (e de onde) transportou passageiros e carga geral. Do seu historial consta o resgate -ocorrido a 2 de Junho de 1903- de 32 sobreviventes do navio «Arequipa» (uma embarcação da Pacific Steam Navigation Company), que se perdeu numa tempestade no porto de Valparaíso. Mas, três meses mais tarde, chegou a vez do «Laurel Branch» sofrer as agruras do mau tempo, que o empurrou -a 25 de Setembro- contra a costa sul da baía de Stewart (região chilena do estreito de Magalhães), onde este navio de bandeira britânica se perdeu, quando rumava a Liverpool. No desastre morreram duas meninas, sendo os outros náufragos salvos pelo navio chileno «Casma», que os desembarcou, sãos e salvos, em Talcahuano, um ancoradouro da província de Concepción.

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