quinta-feira, 18 de outubro de 2012

«MOSHULU»



Este soberbo veleiro de casco de aço e com 4 mastros (aparelhados em barca) foi construído pelos estaleiros A. W. Hamilton & Cº, de Port Glasgow, em 1904. Foi, com o seu gémeo «Hans», um dos últimos grandes veleiros realizados por estes prestigiados estaleiros navais escoceses. O veleiro em apreço chamou-se primitivamente «Kurt», em homenagem ao Dr. Kurt Siemers, director da sua primeira casa armadora : a companhia GHJ Siemers, de Hamburgo. Hasteou pavilhão germânico até 1917 (ano em que foi apresado pelas autoridades norte-americanas), depois de ter navegado entre a Europa e regiões tão longínquas como o Chile, a Austrália, as Filipinas ou a costa oeste dos Estados Unidos. Este navio encontrava-se, aliás, no porto de Astoria (Oregon) quando os Estados Unidos decidiram entrar (em 1917) na guerra contra os Impérios Centrais. Navegou algum tempo com o nome de «Dreadnought», antes do serviço de registo de navios se aperceber que já havia, nos ‘states’, um mercante com esse designativo. Passou, então, a usar o nome de Moshulu», que é um termo do dialecto dos Senecas (grupo étnico dos EUA) significando ‘destemido’. Esta barca passou, entre 1920 e 1935, pelas mãos de vários armadores, que o continuaram a utilizar no comércio internacional; sobretudo no rentável negócio das madeiras. Em 1935, a barca «Moshulu» foi vendida ao armador finlandês Gustaf Erikson, que negociava cereais com a Austrália. Foi durante uma dessas viagens para esse país dos antípodas, que viajou no «Moshulu» (como moço de bordo) um certo Eric Newby, que se tornaria, anos mais tarde, um conceituado escritor. Este veleiro foi apreendido no porto de Kristiansand em 1940, aquando da invasão da Noruega pelos exércitos nazis. Depois da 2ª Guerra Mundial, a carreira deste veleiro continuou a ser atribulada, pois passou por um naufrágio e por negociatas que lhe fizeram, várias vezes, mudar de proprietário, de estatuto (foi, sucessivamente mercante, armazém flutuante, navio-escola, etc) e de bandeira. Mas o navio sobreviveu ao tempo e a todas essas vicissitudes e é, hoje, um navio-restaurante-bar, exposto no porto de Filadélfia. O antigo moço de bordo, Eric Newby, deu-lhe alguma visibilidade, graças aos seus livros, assim como vários filmes («Rocky», «O Padrinho II» ou «Blow Out»). Estranho destino o deste navio de início do século XX… Características gerais : 7 000 toneladas de deslocamento; 121 metros de comprimento; 14,30 metros de boca; 8,50 metros de pontal; mastro grande com 65 metros de altura; 4 180 m2 de velas; 35 homens de tripulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário