domingo, 12 de maio de 2013

«DEUTSCHLAND»

Navio misto (velas/vapor) de bandeira alemã, construído pelos estaleiros escoceses Caird & Company, de Greenock. Este paquete, pertencente à frota da Norddeutscher Lloyd (casa armadora com sede na cidade de Bremen) foi colocado na carreira da América do norte e fez a sua viagem inaugural a 14 de Outubro de 1866, data em que partiu da Alemanha para Nova Iorque com escala no porto inglês de Southampton. Os seus passageiros foram, maioritariamente (nessa e nas suas outras travessias do Atlântico), emigrantes que procuravam uma vida melhor em terras do Novo Mundo. O «Deutschland» navegou nessa rota -sem incidentes dignos de registo- durante nove anos. No dia 4 de Dezembro de 1875, este navio alemão zarpou (sob as ordens do capitão Brickenstein) de Bremerhaven com destino aos Estados Unidos. As condições do mar eram péssimas e, na madrugada do dia 5, o «Deutschland» foi brutalmente encalhar em Kentish Knock, porção de costa situada a 25 milhas de Harwich. Falharam todas as tentativas para o safar da sua incómoda posição. Com o hélice quebrado (aquando de uma dessas desesperadas manobras), o navio foi abandonado pela sua tripulação e pelos seus viajantes, que aceitaram a ajuda das embarcações que acorreram ao lugar do sinistro. Mas, nem todos eles conseguiram fugir da armadilha em que se havia transformado o navio. E só 135 acabaram por sobreviver ao vendaval que persistiu e aos assaltos letais das ondas . No rescaldo das operações de salvamento, foram contabilizados 78 mortos e desaparecidos. Na região onde ocorreu o desastre, a notícia da perda do «Deutschland» correu célere e dezenas de habitantes de cidades como Harwich e Ramsgate saquearam o navio e os cadáveres dos seus infelizes passageiros. Um desenhador do jornal «Illustrated London News» registou esse triste momento e um repórter do «The Times» presente não hesitou chamar aos rapinantes «bando de abutres». O inquérito que averiguou a perda do navio culpabilizou o seu capitão, que foi acusado de negligência. No naufrágio deste navio alemão pereceram 5 freiras franciscanas de Salzkotten (Vestefália); facto que inspirou os versos «The Wreck of the Deutschland» ao poeta Gerard Manley Hopkins. Este paquete germânico apresentava 2 800 toneladas de arqueação bruta. Media 99 metros de comprimento por 12 metros de boca. A sua máquina a vapor e o seu sistema vélico (distribuído por 2 mastros) proporcionavam-lhe uma velocidade máxima da ordem dos 11 nós. O navio tinha uma tripulação de 90 membros.

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