sexta-feira, 14 de junho de 2013

«MALLORQUIN»

O «Mallorquin» foi o primeiro navio a vapor registado nas Baleares e a assegurar uma carreira regular entre Palma de Maiorca e Barcelona. Foi construído num estaleiro de Aberdeen, Escócia (Druffus & Cº), em 1937, ano em que também começou a sua actividade no Mediterrâneo. Custou 8 100 libras esterlinas. O «Mallorquin» era um navio com casco em madeira chapeada de cobre (abaixo da linha de flutuação), que media 45 metros de comprimento por 9 metros de boca. Estava equipado com 1 máquina a vapor de 120 cv (acoplado a 2 rodas laterais de pás) e com 2 mastros guarnecidos com velame áurico/latino. Esse conjunto propulsivo assegurava-lhe uma velocidade máxima de 11 nós. O seu primeiro mestre foi o capitão Gabriel Medinas. A sua viagem inaugural fez-se do Reino Unido para Palma (com escalas em Falmouth e Gibraltar) em 15 dias de navegação. E a primeira viagem entre Maiorca e a cidade condal foi promovida pela companhia Navigación Marítima Mallorquina e ocorreu a 17de Setembro de 1837. O navio transportou, aquando dessa viagem, 22 passageiros, mercadorias diversas e... uma vara de porcos de uma apreciada raça maiorquina. Em 1959, este vapor foi requisitado pelas autoridades militares e, durante o conflito hispano-marroquino, transportou para África tropas, armas, munições e víveres para o exército espanhol. Os seus passageiros mais famosos foram, sem dúvida, o casal formado pelo compositor Frederic Chopin e pela escritora George Sand, tendo esta última registado a sua passagem a bordo num dos seus escritos. Também o escritor Juan Cortada y Sala (de nacionalidade espanhola) viajou no «Mallorquin» e deixou impressas as suas impressões de viagem nesta embarcação. Foi graças a este navio, que os seus proprietários conseguiram obter (durante alguns anos) o monopólio de transporte de correio para as ilhas. Desconhecemos o destino final do «Mallorquin».

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