quinta-feira, 8 de agosto de 2013

«SCHLESWIG-HOLSTEIN»

Navio da armada imperial alemã e, posteriormente, da marinha de guerra nazi. Famoso por ter disparado o primeiro tiro de canhão da 2ª Guerra Mundial. O «Schleswig-Holstein» foi um dos cinco couraçados pré-'Dreadnought' -da classe 'Deutschland'- construídos no início do século XX. Foi lançado à água a 17 de Dezembro de 1906 pelos estaleiros Germaniawerft, de Kiel. Mas só em 1908 foi integrado na frota, numa altura em que a sua tecnologia já era considerada obsoleta. Ainda assim, tomou parte (integrado na 2ª Esquadra de Alto Mar) nos combates da Grande Guerra, nomeadamente na mortífera batalha da Jutlândia. Após esse formidável embate contra os navios da 'Royal Navy', este couraçado foi retirado da primeira linha e comissionado para executar patrulhas na foz do rio Elba até 1917. Ano em que foi retirado do serviço activo. Por disposição do Tratado de Versalhes, o «Schleswig-Holstein» foi um dos raros vasos de guerra que a Alemanha vencida pôde conservar. Modernizado por três vezes (1926, 1931 e 1936), esta unidade serviu, até 1939, como navio-escola e como bateria flutuante. No dia 1º de Setembro de 1939 -data oficial do início do segundo conflito generalizado- o «Scheleswig-Holstein», que se encontrava em visita de cortesia ao porto de Dantzig, bombardeou o depósito de armamento polaco da Westerplatte. E três centenas de membros da sua guarnição (entre os quais se encontravam 225 fuzileiros) tomaram parte na tomada da cidade. Colocado, de novo, na reserva, este couraçado foi gravemente atingido, a 18 de Dezembro de 1944, pela aviação britânica e afundado, pela sua equipagem, aquando da chegada à Alemanha das tropas soviéticas. Recuperado pelos russos, o navio hasteou a bandeira da U.R.S.S. por um período bastante curto. Terminou os seus dias como navio-alvo da armada vermelha em 1955. O «Schleswig-Holstein» apresentava as seguintes características antes de sofrer a sua primeira modernização : 14 218 toneladas de deslocamento em plena carga; 127,60 metros de comprimento por 22,20 metros de boca. O seu sistema propulsivo compreendia 3 máquinas a vapor de tripla expansão e 12 caldeiras; conjunto que desenvolvia uma potência de 19 330 cv e que lhe permitia navegar à velocidade máxima de 18 nós e de dispor de um raio de acção de 4 800 milhas náuticas. A sua blindagem variava dos 40 mm de espessura no convés até aos 400 mm na torre de comando. Do seu armamento constavam 4 canhões de 280 mm, 14 de 170 mm, 22 de 88 mm e 6 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua guarnição era composta por 743 homens, dos quais 35 pertenciam ao corpo de oficiais.

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