quarta-feira, 11 de setembro de 2013

«ANDALUCÍA»

Réplica (realizada à escala 1/1) de um galeão espanhol do século XVII. Este navio foi construído, em 2010, nos Varaderos Palmás de Punta Umbría (província de Huelva) por encomenda da Junta de Andaluzia e da Fundação Nau Vitória. Os objectivos a alcançar seriam o de promover o projecto 'Guadalquivir, Rio de História' e o de representar Espanha na Exposição Universal de Xangai, permanecendo (aberto às visitas do público) junto ao pavilhão desse país. A construção deste galeão foi custeada por dons de várias empresas privadas e com cerca de 450 000 euros disponibilizados pela Agência de Inovação e Desenvolvimento da Andaluzia. O navio apresenta uma arqueação bruta de 496 tonelada, mede 51 metros de comprimento fora a fora por 10,12 metros de boca e tem um calado máximo de 3,40 metros. O aparelho vélico (930 m2) que equipa os seus 3 mastros é idêntico aos dos navios seiscentistas espanhóis, que cruzaram os oceanos com os tesouros coloniais. Tem uma tripulação (quando navega) de cerca de 40 membros. A viagem inaugural desta réplica terminou no porto chinês de Xangai, onde arribou a 24 de Junho de 2010, depois de uma tirada (com escalas intermediárias) feita através da rota do canal de Suez. Regressou a Espanha em Setembro, após quase cinco meses de ausência e depois de ter visitado vários portos do Oriente. Durante o resto desse ano de 2012 recebeu a bordo uma exposição sobre o bicentenário de La Pepa, a Constituição de 1812 e, com ela visitou (em 2012-2013) vários portos da península (tanto do Mediterrâneo como do Atlântico) e das Américas. Incluindo o da cidade de San Agustin, na Florida, fundada pelos espanhóis em 1565. Depois disso, este esplêndido navio tem recebido a visita de muitas dezenas de milhar e turistas e crianças das escolas à quais dispensa informação pedagógica de carácter histórico e dados sobre engenharia naval. O «Andalucía» foi, por outro lado, palco de convénios assinados entre as universidades andaluzas e outros estabelecimentos de ensino superior nacionais e estrangeiros. Nota final : apesar do seu aspecto de navio antigo, o «Andalucía» (em cujo casco e superestruras foram utilizadas, predominantemente, madeiras de carvalho, pinho e 'iroko') está também equipado com tecnologia do século XXI; nomeadamente aplicada no domínio da segurança e segundo as leis internacionais impostas a todos os tipos de navios.

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