sexta-feira, 14 de novembro de 2014

«LA GUIENNE»

Navio misto (vela/vapor) de bandeira francesa. Foi lançado à água em Outubro de 1859 pelos estaleiros navais de La Ciotat. Era inicialmente movido por rodas laterais de pás; que seriam suprimidas e substituídas por 1 hélice aquando de uma modernização radical do navio realizada em 1872. Inicialmente, apresentava-se como um navio de 2 132 toneladas de arqueação bruta, medindo 101,70 metros de longitude por 11,63 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 1 máquina a vapor desenvolvendo uma potência de 500 cv e por velas (redondas e latinas) que vestiam os seus 2 mastros. A sua velocidade de cruzeiro era da ordem dos 10 nós. Este belo navio tinha -no seio da sua companhia armadora, Les Messageries Impériales- três gémeos : o «Béarn», o «Estremadure» e o «Navarre». O navio em apreço foi construído para assegurar uma linha regular que o seu proprietário assegurava entre Bordéus e o Rio de Janeiro; que, nos primeiros tempos, era directa e que, posteriormente, passou a fazer escala em Dacar, na costa ocidental de África. Especializado no transporte de passageiros/carga diversa e postal, o «La Guienne» (baptizado «Gambie» em 1872, após as já referidas modificações) foi um desses emblemáticos transatlânticos que asseguraram a transição -nos primeiros tempos da era industrial- entre a navegação à vela e a navegação a vapor. O ex-«La Guienne» (que na sua versão original podia receber a bordo 174 passageiros, distribuídos por três classes distintas) perdeu-se por encalhe na costa norte do Brasil (perto de São Salvador da Baía) no dia 1 de Agosto de 1873.

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