sábado, 30 de maio de 2015

«TAINUI»

Navio misto (passageiros e carga) de bandeira britânica. Foi construído em 1908, em Belfast, no estaleiro naval da firma Workman Clark & Cº, para a Shaw Savill Line, sedeada em Londres. Foi concebido para assegurar a carreira Inglaterra-Nova Zelândia, pela rota do cabo da Boa Esperança, com escalas na África do Sul e na Austrália. Mas também navegou, episodicamente e por conveniência da sua casa armadora, para a América do Sul. Transportou inúmeros passageiros (sobretudo emigrantes) para os antípodas e teve papel preponderante nas trocas comerciais entre o Reino Unido e os principais 'dominions' da Oceânia. O «Tainui» (segundo navio com esse nome registado na Grã-Bretanha) foi alvo -a 8 de Abril de 1918- dos ataques de um submarino germânico, o «U-82», que o torpedeou a 60 milhas do arquipélago das Scilly, ao largo das costas da Cornualha. Prontamente socorrido, foi levado para Falmouth, onde se procedeu à sua recuperação. Voltou à sua actividade normal, logo depois de consumada a derrota dos Impérios Centrais. Até que, em 1939, com a eclosão do novo conflito generalizado, o navio foi requisitado pelo Ministério da Guerra britânico. E, com o novo nome de «Empire Trader», passou a integrar aqueles comboios de navios que asseguraram a sobrevivência do Reino Unido. Mas, no dia 21 de Fevereiro de 1943, o antigo «Tainu» -que se encontrava armado, com várias peças de artilharia servidas por 16 artilheiros da 'Royal Navy'- foi surpreendido a norte dos Açores pelo «U-92» e torpedeado sem remissão. O velho paquete ainda pôde manter-se à tona de água durante umas boas horas, até que, na iminência de soçobro, a sua guarnição recebeu ordens para o abandonar. O «Empire Trader» acabou por afundar-se no dia 22, perante o olhar resignado dos seus marinheiros e outro pessoal de bordo. Quando (em 1908) o «Tainui» saíu do estaleiro que o construiu, apresentava as seguintes características : 9 970 toneladas de arqueação bruta, 145,70 metros de comprimento por 18,60 metros de boca por 9,40 metros de calado. Estava equipado com 2 máquinas a vapor de tripla expansão, desenvolvendo 1 080 nhp, força que lhe proporcionava uma velocidade de cruzeiro de 14 nós. Curiosidade : o primitivo nome deste navio era o de uma tribo Maori, da Nova Zelândia.

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