quarta-feira, 1 de julho de 2015

«SESIMBRENSE»

O «Sesimbrense» foi um dos típicos 'ferry boats' que prestaram serviço de transporte de passageiros e viaturas entre Lisboa e a Outra Banda. Esta embarcação fluvial ainda resistiu algumas décadas à construção da agora chamada Ponte 25 de Abril, que, naturalmente, o privou de parte da sua clientela. Foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1958 (assim como o seu gémeo, o «Alentejense») por encomenda da Sociedade Marítima de Transportes, Lda., de Lisboa. Apresentava uma arqueação bruta de 357 toneladas. O seu comprimento totalizava 38,50 metros, a boca era de 8,15 metros e o pontal de 2,36 metros. Estava equipado com 1 máquina diesel de 440 hp, que lhe proporcionava uma velocidade de cruzeiro da ordem dos 9 nós. O «Sesimbrense» podia receber a bordo 700 passageiros ou um número bastante inferior, se a sua carga compreendesse viaturas. A sua tripulação era constituída por 5 homens. Em 1975 passou a integrar a frota da Transtejo, que o pôs a navegar na carreira Terreiro do Paço-Montijo (até 1983) e, posteriormente, na linha Cais do Sodré-Cacilhas. Entre 1990 e 1993 foi alvo de grandes trabalhos, destinados a substituir a sua primitiva máquina por um engenho mais moderno e 'performante'. O «Sesimbrense» foi dado (em ano que não pudemos apurar) como obsoleto e desactivado. Depois foi encaminhado para o estaleiro Venamar do Talaminho (Seixal) para demolição. Curiosidade : a foto anexada é, na realidade, a do «Alentejense», embarcação que era em tudo idêntica ao «Sesimbrense».

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