domingo, 20 de dezembro de 2015

«TUDOR VLADIMIRESCU»

Embarcação fluvial romena, que é, ao que parece, a mais antiga do mundo em actividade. Baseando-se esse critério no facto de a dita usar, ainda hoje, as suas máquinas 'made in Swiss' de origem. O «Tudor Vladimirescu» foi construído no estaleiro Ganzdanubius, de Budapeste (Hungria), no ano de 1854. Num tempo anterior ao da fundação da Roménia moderna. Veio para este país em 1918, incluído num lote de material austro-húngaro entregue a título de indemnizações de guerra. O navio chamara-se, anteriormente, «Croatia» e servira de rebocador no apoio à navegação no Danúbio. O governo de Belgrado mandou transformar esta embarcação em transporte de passageiros (para navegar no troço fluvial entre Braila e Sulina) e deu-lhe o nome de «Sarmisegetuza». Em1923 passou a usar a denominação de «Grigori Manu». E, anos mais tarde, a de «Tudor Vladimirescu», que conservou até aos nossos dias. Sobreviveu à Segunda Guerra Mundial -que, no entanto, havia causado grandes danos no país- e, em 1958, foi completamente renovada, para poder operar enquanto unidade turística no delta do rio Danúbio. Durante a sua longa existência, esta singular embarcação recebeu a bordo algumas personagens históricas de primeiro plano, tais como o rei Carol II, o marechal Antonescu e Nikita Krustchev. Este agora paquete fluvial desloca 560 toneladas e mede 60,80 metros de comprimento por 14,40 metros de boca. As suas máquinas desenvolvem uma potência global de 600 hp e gastam 640 litros de carburante diesel por hora. O «Tudor Vladimirescu» dispõe de uma autonomia de 80 horas. Tem uma equipagem de 27 membros e capacidade para receber 450 passageiros. Para além dos turistas que transporta, esta antiquíssima embarcação também tem sido (mediante aluguer) palco de convenções, festas sociais e outros eventos. A administração postal romena prestou-lhe homenagem ao editar um selo representando esta venerável embarcação danubiana.

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