sábado, 19 de dezembro de 2015

«WESTERN WORLD»

Navio da armada federal que -durante a Guerra Civil americana- participou em inúmeras campanhas militares contra as forças secessionistas. O «Western World» foi construído, em 1856, por um estaleiro de Brooklyn (Nova Iorque) e iniciou a sua carreira como transporte civil de passageiros (entre as cidades de Buffalo e Detroit) por conta da Michigan Central Railroad Line. A 21 de Setembro de 1861, foi adquirido pela marinha de guerra da União, armado e intimado para, com outros vapores da sua categoria, se juntar à frota que bloqueava os portos sulistas. Eventualmente também transportou tropas para zonas de combate. O seu pequeno calado de embarcação lacustre-fluvial, tornava esta unidade num dos meios ideais para actuar em cursos de água de baixo débito e levar a destruição às plantações de algodão (primeira fonte de receita do Sul) e destruí-las com a ajuda de destacamentos de bordo especialmente treinados para o efeito.  Foi no decorrer de raides dessa natureza, que o «Western World» logrou aprisionar uma escuna de contrabandistas ingleses (a «Volante») e libertar mais de 400 escravos negros. Depois dessa série de operações no sul, o navio entrou num arsenal novaiorquino para ali sofrer reparações,  passando, depois disso, a operar nas costas da Virgínia e na baía de Chesapeake. Foi durante essa nova campanha que, em Abril de 1863, este navio ajudou a capturar vários navios do inimigo e/ou entregues à prática do contrabando com a Confederação. No seu historial consta, igualmente, o transporte (em várias viagens) de 300 soldados de cavalaria e de 150 marinheiros. No final do conflito, muito usado pela sua utilização permanente, o «Western World» ainda se viu implicado no apoio às tropas do Potomac, em operações que foram decisivas para a vitória do presidente Lincoln. Esta embarcação (que esteve armada com 3 peças de artilharia) foi desmobilizada no último ano de guerra e vendida em hasta pública e para demolição no dia 26 de Maio de 1865. Na sua versão civil, este vapor deslocava 441 toneladas e media 54 metros de longitude por 10,44 metros de boca. O seu calado era de 1,80 metro. Navegava à velocidade máxima de 7 nós. Curiosidade : a ilustração representa o «Western World» antes da sua conversão em navio de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário